Da Obra de Djalma Silveira Belieny

CAUSA GERAL

Uma grande dificuldade existia para apresentação dessa matéria, por ser ela resultante de duas ciências distintas: teologia e ciência, pelo conflito, durante séculos, entre os adeptos destas duas esferas do conhecimento, tal era o conflito que nunca se poderia imaginar solução pacífica, levando em conta o elevado número de defensores das duas correntes. O que jamais aconteceria se não fora a intervenção divina. Deus faz as coisas no tempo próprio, na plenitude dos tempos.

 Os defensores da supremacia da ciência acreditavam que ela seria apta para dar a última palavra na solução de todos os problemas e que Deus poderia ser colocado a margem, porque tudo neste mundo pertencia ao homem. Foi quando Deus permitiu um progresso científico e tecnológico. nunca alcançado em outros tempos, através do qual o Deus do universo seria gloriosamente descoberto e uma nova luz raiaria triunfante trazendo benéficas conseqüências pela passificação entre cientistas e teólogos. Tudo começou na esfera psicológica quando o homem procurava dominar o espaço. Na proporção que os astronautas se afastavam da comunidade terráquea, nítida diferença patenteou-se entre eles, os que criam no poder de Deus enfrentavam a tarefa confiantes e resolutos, os que não criam em Deus caiam em pânico psíquico. Ainda mais, depois de alcançar a vitória os cientistas descobriram que por trás de tudo havia uma força inexplicável e que essa força era Deus. Por isso que enquanto o mundo festejava a conquista do espaço um bom número de cientistas estava se matriculando na faculdade teológica, querendo saber mais de Deus. Estando assim, lançadas as bases para a tão almejada e necessária pacificação científica.

 

E preciso que se compreenda com muita clareza que as ciências são intimamente relacionadas dentro de um quadro hierárquico, a liberdade de uma termina exatamente onde começa o direito da outra. A ignorância desta verdade tem sido a responsável por todas as catástrofes no campo científico. Qualquer sábio que reconhece e aceita este fato, nunca se orgulha de sua sabedoria, porque sabe que por trás e muito perto de sua vaidade existe uma desgraça, para si mesmo ou para seus filhos.

 

No quadro hierárquico das ciências a matemática está na parte inferior, como a mais simples de todas e a menos complexa, na parte superior do quadro está a teologia, a menos simples e a mais complexa. As ciências inter-rela-cionam-se, dentro do quadro, de baixo para cima na seguinte ordem: Matemática, física, química, biologia, ciências sociais e morais, filosofia e teologia.

 

Desvendando Mistérios, não nasceu no cantinho de um laboratório científico, mas fecundou-se numa mente científica através de um princípio universal básico para todas as ciências, "causa e efeito".

 

 

Djalma Silveira Belieny

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode